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Cursos


MBA em Gestão Empresarial


  • Apresentação

  • Objetivos

  • Público Alvo

  • Grade Curricular

  • Competências e Habilidades

OBJETIVOS GERAIS
O MBA em Gestão Empresarial é direcionado a profissionais graduados que tenham por objetivo se tornar um executivo e que, portanto, busquem sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças e pessoas e que tenham ainda interesse em desenvolver competências para a tomada de decisões empresariais. O programa aborda discussões e conceitos essenciais à preparação de profissionais atuantes em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, formando executivos para a área de gestão com desenvolvimento de visão estratégica, capacidade analítica, habilidade pessoal em comunicação, planejamento, estratégia e liderança.

PÚBLICO ALVO
Contadores, administradores, economistas e gestores em geral que desejam se desenvolver nas áreas de gestão econômica, controladoria, contabilidade, finanças empresariais a partir de uma visão estratégica da empresa.

GRADE CURRICULAR

Módulo Básico

Metodologias de Pesquisa Aplicada
Ementa: Iniciação à investigação científica. Natureza do conhecimento. Método científico. Tipos de Pesquisa. Técnicas de Pesquisa e Investigação. Estruturação do relatório de pesquisa. Formulação e operacionalização de Projeto de Pesquisa. Normas de apresentação de trabalho científico.
Carga horária: 32 horas

Didática do Ensino Superior
Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
Carga horária: 32 horas

Economia Empresarial
Ementa: Fundamentos da análise econômica: oferta, demanda, equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta. Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central. Balanço de pagamentos. Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos, papel do governo e blocos econômicos.
Carga horária: 32 horas

Módulo Gestão de Negócios

Gestão de Pessoas
Ementa: Mudanças comportamentais. Gestão do autoconhecimento. Tipologia comportamental e autoconhecimento. Aprendizagem e comportamento organizacional. O líder como educador. Processos de comunicação. Comunicação interpessoal. Canais de comunicação formais e informais. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Líder coach versus líder mentor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.
Carga horária: 32 horas

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
Ementa: TI nas Organizações — Estratégia e Conceitos. Fazendo negócios na economia digital. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no modelo de Porter. Modelo da cadeia de valor. Infraestrutura de TI. A revolução da Internet – E-business e E-commerce, B2C, B2B, outros modelos, mobile e-commerce. Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.
Carga horária: 32 horas

Gestão da Qualidade e Processos
Ementa: Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.
Carga horária: 32 horas

Direito do Consumidor
Ementa: Código de Defesa do Consumidor. Conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Equiparados ao consumidor. Empresa consumidora. Política nacional das relações de consumo. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Dano material e moral. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Responsabilidade por vício do produto e serviço.
Carga horária: 32 horas


Módulo de Finanças

Gestão Contábil Financeira
Ementa: Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações Contábeis de acordo com as Normas Internacionais IFRS: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico-financeira: análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade.
Carga horária: 32 horas

Finanças Corporativas
Ementa: Visão geral de finanças. Risco e retorno. CAPM (Capital Asset Pricing Model). CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital). Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro. Critérios para análise de projetos. Período payback simples e descontado. VPL (Valor presente líquido). TIR (Taxa interna de retorno) e TIR modificada. Índice de lucratividade. Administração da Liquidez. Administração do Capital de Giro. Ciclos Operacional e Financeiro. Necessidade de Capital de Giro. Ponto de Equilíbrio. Avaliação de empresas e projetos - Conceitos fundamentais.
Carga horária: 32 horas

Planejamento Estratégico Financeiro e Acompanhamento Estratégico de Resultados
Ementa: Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.
Carga horária: 32 horas

Módulo de Marketing

Marketing
Ementa: Conceitos e definições básicas de marketing. Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. Ambiente de marketing. Segmentação de mercado. O mix de marketing frente ao mercado. Produto. Preço. Distribuição. Comunicação e promoção. Criação de valor de mercado. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Planejamento de marketing e ferramentas de controle.
Carga horária: 32 horas

Gestão de Vendas e Negociação
Ementa: Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Relacionamento comercial: fatores críticos de sucesso. Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de Negociação. Negociação em diferentes culturas.
Carga horária: 32 horas

Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total: 416 horas

CARGA HORÁRIA
Carga horária total 416 horas presenciais, incluso orientação de Monografia.

COORDENAÇÃO
Profª Ms. Maria Aparecida Campos da Silva, Mestre em Controladoria Empresarial pela Fundação Alvares Penteado. Controller do grupo BARBAN composto de empresas do ramo: metalúrgico, embalagem e reflorestamento, proporcionando conhecimento em diversas áreas. Professora nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Marketing e Gestão Financeira.

COORDENAÇÃO AUXILIAR
Prof.º Vladimir Romeiro, Mestrando em Administração de Empresas pela UMESP, MBA Executivo Internacional pela University of California – Irvine, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de São Paulo. Diretor de consultoria empresarial. Professor nos cursos de Administração, Gestão Financeira, Ciências Contábeis e pós-graduação.

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