(11) 2638-3708 • 2638-3710

atendimento@faculdadeeducamais.com.br


Cursos


Controladoria Estratégica Empresarial


  • Apresentação

  • Objetivos

  • Público Alvo

  • Grade Curricular

  • Competências e Habilidades

APRESENTAÇÃO
O complexo mundo dos negócios requer profissionais com visão sistêmica da organização, neste sentido é necessário desenvolver o conhecimento estratégico, alavancando a performances dos negócios.
As empresas modernas necessitam de processos de gestão bem delineados, para manter-se no mercado, desta forma o curso oferece subsídios para analise de cenários, perspectivas, processos e questões diversas e desenvolver um modo de pensar estratégico em diversos contextos administrativos, contábeis e financeiros. O curso tem como diferencial a disciplina metodologia de ensino superior, preparando os alunos para a vida acadêmica através de uma reflexão sobre a docência do ensino superior, na perspectiva dos conhecimentos didáticos pedagógicos

OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar ao profissional de nível superior uma visão global sobre controladoria, levando-os a refletir sobre as mudanças de paradigmas da gestão empresarial, avaliando seu desempenho focado na tomada de decisão abordando conhecimentos relativos a áreas econômica e financeira atualizados com as mudanças no cenário contábil nacional e internacional, preparando profissionais com visão integrada e estratégica nas organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer ao acadêmico, formação humanística adequada à realidade brasileira com conhecimento genérico das áreas de atuação nas organizações com fins lucrativos ou não, capacitando-o para:

» Dar ao profissional de nível superior uma visão global de negócios, levando-os a refletir sobre as mudanças de paradigmas na contabilidade e administração, relativas ao processo de gestão no seio das organizações, preparando estes profissionais com visão integrada e estratégica das organizações;
» Preparar profissionais para a gestão das empresas, para que possam inferir no processo de decisão dessas entidades de modo a torná-las eficientes e eficazes, fornecendo informações gerenciais de controle e finanças para tomada de decisões;
» Trabalhar os conhecimentos obtidos, aplicando-os na estratégia dos negócios através das disciplinas;
» Apresentar e desenvolver, junto aos profissionais, conceitos e técnicas que possibilitem uma atualização profissional, habilitando-os a atuarem como Controladores ou como Gestores Financeiros em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor;
» Trabalhar em equipe no desenvolvimento de planos de Controladoria;
» Proporcionar aos profissionais a opção de atuarem no Ensino Superior através da Metodologia do Ensino Superior, vivenciando o ambiente educacional tendo ciência do ambiente interno e externo da sala de aula.

PÚBLICO ALVO
Contadores, Administradores, Economistas e gestores em geral que desejam se desenvolver nas áreas de gestão econômica, controladoria, contabilidade, finanças empresariais a partir de uma visão estratégica da empresa.

GRADE CURRICULAR

MÓDULO BÁSICO
Metodologia Pesquisa Aplicada
Ementa: Estudo dos fundamentos do conhecimento e do trabalho científico sobre pesquisa em Saúde (alternativas metodológicas e preceitos éticos). Bases para a realização de um artigo técnico científico, para o preparo de um trabalho para apresentação em evento científico e para publicação.
Carga horária: 40 horas

Didática Ensino Superior
Ementa: Analisar criticamente os fundamentos e ação docente nos diferentes momentos da Didática e as múltiplas determinações que interferem no processo ensino-aprendizagem, elaborando e reelaborando o conhecimento no âmbito do ensino superior. O planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
Carga horária: 40 horas

Gestão Marketing Empresarial
Ementa: Apresentação da importância do estudo do posicionamento, da análise da oferta da empresa, de seus concorrentes e o desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição.
Dentro do escopo do marketing adquire-se conhecimento sobre o processo de planejar e executar a concepção do composto de marketing, ou seja, a precificação, a promoção e a distribuição de bens, serviços e ideias, por meio de trocas lucrativas que satisfaçam as necessidades e desejos de pessoas e organizações, bem como, desenvolver ações de marketing que gerem demanda para produtos e serviços prestados.
Carga horária: 40 horas

MÓDULO ESTRATÉGIA
Estratégia Custo e Preços
Ementa: A disciplina tem como propósito estabelecer as técnicas de preços em função da disponibilidade da renda do consumidor e as ações dos concorrentes para conquistá-lo. A abordagem concentra-se na tomada de decisões em ambientes onde o mercado é altamente competitivo e que exige uma atenção muito grande para se fixar preços dos produtos e serviços. Identifica, também, a importância dos conhecimentos obtidos de economia, marketing e gestão financeira.
Carga horária: 40 horas

Estratégia Tributária e Fiscal
Ementa: Estratégia Tributária e Fiscal, parti da concepção de que toda a empresa para permanecer em continuidade, precisa ser competitiva, entre as diversas estratégias, destaca-se o planejamento tributário e fiscal como instrumento para melhorar o desempenho e resultados das empresas, tornando-se competitivas. O excesso de tributação inviabiliza muitas operações, as estratégias tributárias e fiscais proporcionam não só a continuidade da entidade, como dos produtos e serviços, num preço compatível com o que o mercado consumidor deseja pagar.
Carga horária: 40 horas

MÓDULO BÁSICO
Estratégia Empresas e Negócios
Ementa: No ambiente empresarial, onde a competição torna-se cada vez mais acirrada face da globalização dos mercados, as organizações enfrentam a incerteza inovando, ou seja, criando estratégias nas quais possam revisar e reestruturar todo o processo administrativo. Para isso, é fundamental para as empresas estarem capacitadas para lidar com esta diversidade de acontecimentos e poder contar com inovações gerenciais adequadas para gerir seus negócios visando atingir uma efetividade administrativa, de forma a poder extrair os benefícios decorrentes das novas formas de gestão.
Carga horária: 32 horas



Estratégia Recursos Humanos
Ementa: A gestão e estratégia de recursos humanos envolvem os enfoques estruturais das organizações, já que estas podem ser compreendidas como espaços sociais. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias organizacionais, a compreensão das práticas existentes para tanto e suas implicações é requisito para o gestor e pesquisador em organizações, o que denota a relevância da disciplina. Analisar os conceitos sobre estratégia em recursos humanos, identificando a teoria e as práticas referentes à política de gestão de pessoas nas organizações. Pretende-se que os alunos identifiquem os elementos fundamentais na estratégia de recursos humanos no contexto atual e suas implicações para o trabalho e o desempenho organizacional.
Carga horária: 32 horas

MÓDULO CONTROLADORIA
Contabilidade Internacional
Ementa: Processo de convergência de padrões contábeis em nível internacional. Adoção do padrão contábil IFRS no Brasil – parcial e completa. Diferenças e similaridades entre as normas contábeis locais e internacionais. Estudo das normas internacionais de contabilidade (aspectos principais). Contextualizar o processo de convergência de normas contábeis em nível internacional; Apresentar os principais aspectos do processo de adoção do padrão contábil IFRS no Brasil; Discutir as diferenças e similaridades entre as normas contábeis locais e internacionais; Estudar os principais pontos das normas internacionais de contabilidade.
Carga horária: 32 horas

Controladoria e Gestão de Empresas
Ementa: A organização: visão sistêmica, missão, visão, estratégia. Subsistemas empresariais e modelos de gestão estratégica. O modelo da Controladoria nas organizações. As funções do controller e sua posição na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um órgão. Controle: princípios, conceitos e instrumentos de controle gerencial. Processos de planejamento e controle. Contabilidade por responsabilidade. Centro de lucro e preço de transferência. Conceitos gerais de mensuração. Modelos de gestão da performance. Indicadores de Desempenho. Mapas estratégicos – Balanced Scorecard.
Carga horária: 40 horas

Cenários da Economia
Ementa: As organizações vivem inseridas no contexto global, do país, da economia e das conjunturas que interferem diretamente no resultado do negócio. Estudar e avaliar o impacto das mudanças estruturais no resultado da empresa é de suma importância para o gestor. Os principais aspectos da economia que serão discutidos durante o curso.
Carga horária: 32 horas

Monografia - Pesquisa
Ementa: Ciência e conhecimento científico, métodos científicos, pesquisa científica, redação do trabalho científico, elaboração dos trabalhos de pós-graduação, participação em eventos, projeto de pesquisa, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado, normas da ABNT, normas para apresentação escrita.
Carga horária: 32 horas

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
» Permitir o desenvolvimento de capacitações estratégicas, que viabilizem um posicionamento competitivo diferenciado no mercado;
» Estimular o espírito empreendedor por meio da visualização de oportunidades de negócios e na avaliação de sua atratividade, sob uma ótica de risco e retorno;
» Motivar a capacidade de liderança e gestão de times multifuncionais que possam gerar resultados em condições de pressão de tempo e recursos limitados;
» Desenvolver soluções inovadoras que apoiem o fortalecimento do posicionamento competitivo do negócio;
» Controlar o negócio de forma efetiva, mensurando o retorno econômico e financeiro, gerindo riscos e buscando um retorno atraente para seus acionistas em um contexto ético e de responsabilidade social.

O PROFISSIONAL DE CONTROLADORIA
O controller é o executivo financeiro das organizações de médio e grande porte e suas funções variam entre as organizações dependendo da estrutura empresarial para definir quais serão suas funções. Assim podemos citar como funções básicas deste profissional a implantação de sistemas:

» A – Informação: Compreensão dos sistemas contábeis e financeiros da empresa, sistemas de pagamento e recebimento;
» B – Motivação: Previsão do efeito de novos sistemas de controle sob o comportamento das pessoas diferentemente atingidas;
» C – Coordenação:Conhecimento de eventuais inconsistências dentro da empresa;
» D – Avaliação: Interpretação de fatos e avaliação se determinado resultado é bom e em caso negativo, identificação dos pontos que precisam ser corrigidos;
» E – Planejamento: Avaliação do passado é uma das primeiras etapas para planejar o futuro;
» F – Acompanhamento: Acompanhamento da evolução dos planos traçados.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
Assumindo plenamente a condição de que o curso tem por objetivo a formação de especialistas em Controladoria, as atividades nele desenvolvidas devem ser direcionadas para atingir esse objetivo.
Na proposição dessa estrutura curricular se estabelece, claramente, que ela se fundamenta no fato de que, num curso voltado para a formação de especialistas que atuam em segmentos diferenciados de controladoria e contabilidade e que ela deve ser rigorosa no que se refere ao conteúdo, buscando contribuir para a formação do profissional.
As disciplinas estão sendo introduzidas segundo uma sequência lógica e de forma integrada, favorecendo continuidade entre as disciplinas subsequentes. A forma didática de apresentar as disciplinas e suas ementas específicas da área controladoria para os alunos, deve ser de modo a conduzi-los muito mais para o entendimento dos conceitos e reflexões que respaldam a essência técnica financeira do que apenas ensinar-lhes a simples execução dos procedimentos. O curso é baseado em sólidos conhecimentos financeiros, estratégicos e gerenciais, visando formar profissionais singulares, capazes de gerir negócios que fazem a diferença tanto para suas carreiras quanto para as organizações em que atuam.

COORDENAÇÃO
Maria Aparecida Campos da Silva

CARGA HORÁRIA
Carga horária total 400 horas presenciais, incluso orientação de Monografia.

PERÍODO E PERIODICIDADE
Turma Semanal Noturno – 08/2016 à 09/2017. As aulas serão ministradas das 19h00 às 22h40 semanalmente. (terça-feira e quinta-feira).

COORDENAÇÃO
Prof.ª Ms. Maria Aparecida Campos da Silva, mestre em Controladora Empresarial, coordenadora dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Gestão Financeira e pós-graduação de Controladoria em Estratégia Empresarial.

Confira nossas bolsas entrando em contato com a secretaria acadêmica pelo Telefone: (11) 2638-3708.



Nosso Endereço:


Faculdade Educamais
Rua Dr. Luís Carlos, 1000 - Penha
(100 metros do Metrô Penha)
CEP 03505-000 - São Paulo - SP

  11 2638-3708/ 11 2638-3710

  atendimento@faculdadeeducamais.com.br

Mensagem:







Faculdade Educamais - 2017 ® . Todos os direitos reservados